Câncer de Próstata - Dr Mikael Vieira

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

A campanha do Novembro Azul chegou para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e deve atingir mais de 65 mil pessoas só em 2020. A doença fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, que deve alcançar mais de 83 mil homens neste ano. Cerca de 15 mil homens morreram em 2018 devido a doença.

1) O que é o câncer de Próstata?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Vale ressaltar, que quanto mais avançado o tumor, mas as células cancerígenas se multiplicam. O que pode possibilitar o atingimento aos tecidos e se disseminação para outros órgãos, seja por via linfática (comprometendo os gânglios) ou sanguínea (principalmente os ossos).
Tendo maior ocorrência em homens maduros, o câncer de próstata pode ser curado quado no início. Já quando está em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor.

2) Como prevenir?

A desatenção dos homens está dentre as principais causas do diagnóstico tardio do câncer de próstata. Por isso, a ida periódica ao urologista é o passo mais importante.

Este tipo de câncer, em seu estágio inicial, é assintomático. Os sintomas só serão perceptíveis quando o câncer já estiver em um estágio mais avançado.

Recomenda-se que homens que já tiveram históricos de câncer de próstata na família procurem um especialista já aos 40 anos. Enquanto os demais, podem ir ao médico a partir dos 50 anos.

A prevenção é fundamental visto que, os exames preventivos são os principais meios de combate à doença. Dentre eles, estão:

dosagem do PSA
o toque retal, que permite identificar as alterações na próstata
exames de imagem (ultrassom, ressonância de próstata )
biópsia de próstata em casos selecionados

Além disso, a manutenção de hábitos mais saudáveis de vida como boa alimentação, prática de atividade física, bem como tratar doenças como hipertensão arterial e diabetes estão associados ao menor risco de desenvolver câncer.

Lembre-se sempre homens: em novembro, e nos demais meses, a saúde importa! Cuide-se e inspire outras pessoas a se cuidarem.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o meu blog.

Open chat
Precisa de ajuda?