Testosterona: o que devo saber? - Dr Mikael Vieira

Testosterona: o que devo saber?

Testosterona: o que devo saber?

A testosterona é um andrógeno, ou seja, o hormônio masculino produzido preferencialmente nos testículos é responsável pela diferenciação sexual.

  • Qual a função da testosterona?

O hormônio está relacionado ao desejo sexual masculino, mas também tem atuação em diversos órgãos e sistemas. Quando o seu nível está baixo podem ocorrer alterações físicas e psíquicas nos homens.

  • Qual a importância da testosterona na fertilidade masculina?

A testosterona é um hormônio fundamental no processo de produção espermatogênese e amadurecimento dos espermatozoides.

  • O uso indiscriminado e sem indicação médica de testosterona pode ser um problema?

O uso sem indicação médica de reposição de testosterona é totalmente desaprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

No entanto, essa utilização vem aumentando por homens que têm como objetivo ganhar disposição e massa muscular rapidamente.

Sabemos que alguns medicamentos deveriam ser vendidos apenas mediante retenção de receita. Mas, muitos estabelecimentos violam a lei e vendem injeções e géis de testosterona livremente.

A maioria dos usuários do hormônio em excesso, não conhece os efeitos colaterais negativos. O uso da testosterona em níveis elevados pode elevar a concentração de células sanguíneas (hemácias) no sangue, ocasionando embolias. Além disso, pode causar aumento das mamas acompanhado de dor (ginecomastia), aumento da glândula prostática e uma série de disfunções hormonais no organismo, que resultam até na atrofia dos testículos e, consequentemente, na diminuição da produção de espermatozoides e infertilidade.

Por isso, a SBU reprime o uso sem prescrição médica de qualquer medicamento à base de testosterona.

  • Em quais casos é indicada a reposição hormonal com testosterona?

O uso da testosterona pode ser indicação para os pacientes que apresentam hipogonadismo – baixa do hormônio, e o médico avalia a necessidade de reposição.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog.

Open chat
Precisa de ajuda?