Urologia infantil - Dr Mikael Vieira

Urologia infantil

Urologia infantil

O urologista infantil vai ser o médico responsável por diagnosticar e tratar problemas do trato urinário e dos genitais de ambos os sexos. 

Doenças do trato urinário são aquelas que afetam rins, bexiga, ureteres e/ou a uretra. Vale lembrar que problemas genitais femininos também podem ser tratados pelo urologista infantil.

Um dos casos mais comuns tratados pelo urologista infantil, é a fimose, na maioria das vezes por um método cirúrgico. Por isso, é sempre importante levar seu filho a um urologista sempre que detectado algo.

  • Mas, a partir de quantos anos pode se consultar com o urologista?

Não existe uma idade exata para que o paciente possa se consultar com o urologista. O que deve ser avaliado é a necessidade ou por motivos de encaminhamento de outro profissional É comum acontecer do próprio pediatra identificar o problema e solicitar aos responsáveis que procure pelo especialista.

  • Vamos falar sobre enurese noturna?

Não é uma tarefa fácil tirar as fraldas dos filhos, principalmente na hora de dormir. Mas até quando o xixi na cama deve ser considerado normal?

As causas desse problema podem ir desde fatores neurológicos e psíquicos até hereditariedade e concentração hormonal baixa.

Neste caso, será o urologista infantil um dos responsáveis por investigar causas e possíveis tratamentos para esse problema.

  • E as Infecções urinárias na infância?

É indispensável realizar o acompanhamento com urologistas em caso de infecções de repetição. A doença pode deixar tecidos cicatriciais no órgão, diminuindo a sua efetividade 

  • Balanite

A balanite consiste em uma inflamação da mucosa que reveste a glande, afetando a parte interna do prepúcio. Há vários fatores que podem causar essa condição, sendo necessário levar a criança ao urologista para o diagnóstico.

  • Criptorquidia

A criptorquidia ocorre quando os testículos permanecem fora da bolsa testicular, uma condição mais comum em bebês prematuros. É necessário realizar cirurgia para reposicionamento dos testículos a partir dos 6 meses até 1 ano de vida.

Sendo assim, é importante lembrar que a visita ao urologista ocorra muito antes do aparecimento desses sinais, como forma de realizar o diagnóstico precoce.

Quer saber mais? Continue acompanhando o blog.

Open chat
Precisa de ajuda?