Tratamento de câncer de próstata - Dr Mikael Vieira

Tratamento de câncer de próstata

Tratamento de câncer de próstata

Após o diagnóstico da doença será importante levar em consideração os benefícios de cada opção terapêutica, bem como seus possíveis riscos e efeitos colaterais.

O médico vai analisar o estágio da doença e outros fatores, para a partir disso definir as principais opções de tratamento que podem incluir conduta expectante, cirurgia, radioterapia, cirurgia, hormonioterapia, imunoterapia, quimioterapia e tratamento da disseminação da doença para os ossos.

Esses tratamentos são geralmente realizados separadamente, embora em alguns casos, eles possam ser combinados.

Para tratamento do câncer de próstata é comum que equipe médica seja formada por especialistas, como urologistas, oncologista, cirurgião e radiooncologistas. Além disso, outros profissionais poderão estar envolvidos durante o tratamento, como, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde.

Para análise das opções de tratamento algumas considerações são fundamentais:

  • O estadiamento da doença.
  • Idade do paciente e expectativa de vida.
  • Condições de saúde.
  • A importância do tratamento para o paciente.
  • A probabilidade de cura com cada tipo de tratamento.
  • A expectativa do paciente em relação aos efeitos colaterais de cada tratamento.

Além dos métodos já conhecidos, podem ser consideradas opções complementares e alternativas. O que pode incluir vitaminas, ervas e dietas especiais, ou outros métodos, como acupuntura ou massagem. Essas técnicas serão usadas junto com o tratamento primário. Mas vale ressaltar que antes de iniciar qualquer terapia alternativa, você deve conversar com seu médico e entender as possibilidades e fatores.

Open chat
Precisa de ajuda?