Videolaparoscopia

A Laparoscopia tem sido adotada de forma crescente em vários centros médicos, sendo uma opção de tratamento cirúrgico para patologias benignas e malignas, por trazer inúmeras vantagens ao paciente quando comparada com a forma aberta, com cortes maiores: menor tempo de internação e recuperação, menor sangramento e melhor resultado estético, entre outros.
Consiste em abordar os órgãos abdominais insuflando-se um gás inerte (CO2) dentro da cavidade peritoneal, por meio de uma agulha. Em seguida, introduz-se um sistema óptico que permite a visualização de todos os órgãos a serem operados. Através de pequenas incisões cirúrgicas abdominais, são colocados os trocartes adicionais, conseguindo-se, portanto, manusear os vários tipos de instrumentos cirúrgicos, realizando o procedimento com segurança para o paciente.

A Uro-Oncologia está intimamente relacionada ao Tratamento Videolaparoscópico, tendo em vista que a maioria dos tumores urológicos são factíveis de serem tratados por essa via de acesso.

O grande e recente avanço, do ponto de vista cirúrgico extirpativo, é o emprego da laparoscopia no tratamento de todos esses tumores, os quais, na cirurgia convencional, geralmente necessitam de grandes incisões.

A Videolaparoscopia Oncológica tem se mostrado tão eficiente e segura quanto a cirurgia convencional, com as vantagens de reduzir os níveis de dor e período de internação hospitalar, além de requerer menor afastamento do trabalho, oferecendo como bônus um melhor resultado estético, principalmente para as mulheres.

O tratamento minimamente invasivo pode ser aplicado a todas as patologias Uro-Oncológicas, sendo seus resultados oncológicos exatamente iguais aos casos realizados por via aberta, porém com o benefício de melhores resultados funcionais nos casos onde são utilizados a Videolaparoscopia.

Deixe o seu recado