Tratamento Cirúrgico da Estenose de Uretra - Dr Mikael Vieira

Tratamento Cirúrgico da Estenose de Uretra

Tratamento Cirúrgico da Estenose de Uretra

Estenose de Uretra é o estreitamento do conduto que leva a urina da bexiga para o meio exterior. Manifesta-se clinicamente com sintomas obstrutivos urinários, tais como jato fraco, esforço miccional, demora para se iniciar o jato urinário, gotejamento ao urinar, culminando nos casos mais graves com o quadro de retenção urinária aguda.

Suas causas mais frequentes são os traumas por sondagens da uretra, passagem de cálculos urinários, infecções por Doenças Sexualmente Transmissíveis ou cirurgias anteriores por via uretral. O tratamento pode ser realizado por Via Uretral, através das Uretrotomias Internas (via endoscópica, com abertura da área estenótica utilizando facas cirúrgicas ou Laser) e das Calibragens Uretrais, essa última podendo ser realizada em consultório.

A Uretroplastia é a cirurgia aberta para correção do defeito estenótico, realizada muitas vezes com a utilização de enxertos e retalhos para a reconstrução uretral, principalmente nos casos de estenoses longas e complexas. Pacientes não respondedores a essas formas de tratamento são possíveis candidatos ao transplante de uretra.

Deixe o seu recado

Open chat
Precisa de ajuda?