Litíase Urinária (Pedra nos Rins) - Dr Mikael Vieira

Litíase Urinária (Pedra nos Rins)

Litíase Urinária (Pedra nos Rins)

A Litíase Urinária, popularmente conhecida como “pedra nos rins”, pode acometer os rins, ureteres, bexiga e uretra. Está intimamente relacionada ao estilo de vida, baixa ingestão de líquidos, hábitos alimentares inadequados, alterações metabólicas, além também de estar associado a fatores genéticos.

Os pacientes sentem uma dor abdominal em cólica em muitos casos, com necessidade de procedimentos cirúrgicos de urgência em algumas situações. É uma das principais causas de perda renal no Brasil atualmente.

O tratamento dos cálculos urinários é realizado de forma minimamente invasiva (sem cortes) pela técnica de Endourologia, que consiste na utilização de aparelhos e instrumentos que são introduzidos diretamente no rim, ureter ou bexiga, através de orifícios naturais (uretra) ou criados de forma percutânea (na parede lombar – costas do paciente).

O Dr. Mikael Vieira realiza o tratamento do cálculo urinário de forma menos invasiva, através da Cirurgia Renal Percutânea, Cirurgia Videolaparoscópica e a Litotripsia Intracorpórea por meio de Aparelhos Flexíveis e com auxílio do Holmium Laser.

Além disso, o Dr. Mikael acompanha seus pacientes desde o primeiro episódio de Cólica Renal Aguda, seu tratamento e a sua prevenção para se evitar novos episódios de dor, sendo tudo isso extremamente importante para o sucesso do tratamento.

Tratamento de Litíase Urinária

Nefrolitotripsia Percutânea

É a cirurgia minimamente invasiva para o tratamento dos cálculos renais grandes, geralmente maiores do que 2 cm. É realizada através um pequeno orifício nas costas com 1 cm de tamanho, por onde é introduzida uma câmera (Nefroscópio) que vai em direção a via excretora renal onde se formam os cálculos.

Através do Nefroscópio, é realizado a Litotripsia, ou seja, a fragmentação dos cálculos. Para isso, pode ser utilizado o Laser, o Litotridor Balístico ou o Litotridor Ultrassônico. As pedras podem ser fragmentadas e retiradas com ajuda de pinças, ou serem completamente pulverizadas.

A recuperação clínica é rápida, sendo o tempo de internação médio de um a dois dias. A taxa de sucesso do tratamento é alta. Na maioria das vezes, não há necessidade de outros procedimentos complementares para a retirada completa dos cálculos.

Ureterorrenolitotripsia a Laser

Atualmente, com os avanços tecnológicos dentro da Urologia, os cálculos renais e ureterais podem ser tratados de forma menos agressiva do que antigamente, época onde eram realizadas as lobotomias (cirurgias com cortes grandes) para a fragmentação e remoção dos cálculos no Rim e Ureteres.

Com o surgimento do Ureterorrenoscópio Flexível, associado a tecnologia Laser e bons materiais descartáveis, podemos acessar os Ureteres e toda a Via Excretora Renal, sem nenhum corte para isso, de forma endoscópica e com alta segurança cirúrgica. Tem elevada chance de sucesso quando bem indicada. O paciente fica internado apenas um dia e a recuperação é muito boa, com altas taxas de resolução da patologia litiásica.

Tratamento Videolaparoscópico dos Cálculos Renais, Ureterais e Vesicais

Compreende a Pielolitotomia, Ureterolitotomia e a Cistolitotomia Videolaparoscópica. São procedimentos seguros e efetivos, com altas taxas de Stone Free (retirada completa dos cálculos), permitindo que o urologista mantenha um tratramento minimamente invasivo para a resolução da patologia litiásica.

Sua principal indicação fica para os casos onde os tratamentos de primeira linha como a Litotripsia com Ondas de Choque, Ureterorrenolitotripsia a Laser e a Nefrolitotripsia Percutânea falharam, além de também ser reservado para os casos onde antigamente eram realizadas as cirurgias abertas.

Por fim, o tratamento videolaparoscópico dos cálculos urinários também pode ser feito nos serviços onde não estão disponibilizados os recursos para o tratamento endourológico da litíase. É um procedimento seguro, sem maiores complicações, desde que seja realizado por profissional habilitado.

Deixe o seu recado

Open chat
Precisa de ajuda?