É comum que homens com bom desempenho sexual, antes do tratamento do câncer de próstata, continuem a ter uma boa performance após o tratamento da doença.
No entanto, o que pode acontecer é que no primeiro momento exista uma redução de libido, o que não necessariamente será algo irreversível, na maioria dos caso é recuperável e momentâneo.
- Quais as recomendações:
O recomendado é que logo após a cirurgia o paciente passe por um programa de reabilitação sexual. Na primeira etapa podem ser prescritos medicamentos orais. O objetivo deste tratamento é facilitar a comunicação entre o cérebro e o pênis, ativando a função sexual.
- O que deve ser feito se o tratamento inicial não funcionar?
Caso após um ano não tenha resultados satisfatórios, o médico poderá indicar a terapia injetável. Nela, injeções com substâncias vasodilatadoras são administradas diretamente no pênis conferindo uma ereção imediata.
Em todos os casos, é preciso entender que a resposta de cada etapa será individual, conforme as condições do paciente como, idade, condição física e outros problemas de saúde associados.
Por isso, recomenda-se sempre a conversa aberta com o especialista para que seja indicado o melhor tratamento.
Continue acompanhando o blog para saber mais!