O urologista infantil vai ser o médico responsável por diagnosticar e tratar problemas do trato urinário e dos genitais de ambos os sexos.
Doenças do trato urinário são aquelas que afetam rins, bexiga, ureteres e/ou a uretra. Vale lembrar que problemas genitais femininos também podem ser tratados pelo urologista infantil.
Um dos casos mais comuns tratados pelo urologista infantil, é a fimose, na maioria das vezes por um método cirúrgico. Por isso, é sempre importante levar seu filho a um urologista sempre que detectado algo.
- Mas, a partir de quantos anos pode se consultar com o urologista?
Não existe uma idade exata para que o paciente possa se consultar com o urologista. O que deve ser avaliado é a necessidade ou por motivos de encaminhamento de outro profissional É comum acontecer do próprio pediatra identificar o problema e solicitar aos responsáveis que procure pelo especialista.
- Vamos falar sobre enurese noturna?
Não é uma tarefa fácil tirar as fraldas dos filhos, principalmente na hora de dormir. Mas até quando o xixi na cama deve ser considerado normal?
As causas desse problema podem ir desde fatores neurológicos e psíquicos até hereditariedade e concentração hormonal baixa.
Neste caso, será o urologista infantil um dos responsáveis por investigar causas e possíveis tratamentos para esse problema.
- E as Infecções urinárias na infância?
É indispensável realizar o acompanhamento com urologistas em caso de infecções de repetição. A doença pode deixar tecidos cicatriciais no órgão, diminuindo a sua efetividade
- Balanite
A balanite consiste em uma inflamação da mucosa que reveste a glande, afetando a parte interna do prepúcio. Há vários fatores que podem causar essa condição, sendo necessário levar a criança ao urologista para o diagnóstico.
- Criptorquidia
A criptorquidia ocorre quando os testículos permanecem fora da bolsa testicular, uma condição mais comum em bebês prematuros. É necessário realizar cirurgia para reposicionamento dos testículos a partir dos 6 meses até 1 ano de vida.
Sendo assim, é importante lembrar que a visita ao urologista ocorra muito antes do aparecimento desses sinais, como forma de realizar o diagnóstico precoce.
Quer saber mais? Continue acompanhando o blog.