CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM

Cuidar da saúde é coisa de homem corajoso, que se ama, ama a vida e ama a sua família!

Mas cuidar da saúde do homem não é se preocupar apenas com o câncer de próstata. Conheça outras doenças que merecem atenção!

VOCÊ SABE O QUE É A FIMOSE?

A fimose é uma condição causada pela dificuldade de expor a “cabeça do pênis”. Além de comprometer a higiene peniana, a fimose pode aumentar o risco de infecções, disfunções sexuais e até mesmo câncer.

QUANDO FAZER A PROSTECTOMIA

A postectomia, mais conhecida como cirurgia de fimose, deve ser realizada quando os tratamentos não cirúrgicos não surtem efeito. Deve ser feita ainda na infância ou quando a fimose causar problemas como inflamações, dor e infecções urinárias.

Em casos de fimose secundária causada por traumas, a cirurgia pode ser feita assim que necessário.

FIMOSE, PARAFIMOSE E BALANOPOSTITE: QUAL A DIFERENÇA?

•  Fimose: é a incapacidade de retrair o prepúcio (pele que recobre a glande). Desta forma, mesmo com o pênis ereto, a glande não fica exposta.
  •  Parafimose: é quando quem tem fimose consegue expor a glande, mas, após isso, o prepúcio não volta à sua posição original, comprimindo a base da glande e causando obstrução do fluxo venoso e linfático. Se não for tratada a tempo, pode inclusive grangrenar o órgão sexual masculino.
  •  Balanopostite: é a inflamação mais frequente que ocorre no pênis. É desencadeada por diversos fatores, associada ou não a uma infecção; ocorre especialmente em homens portadores de fimose.

CÂNCER DE PÊNIS

Mais raro que o câncer de próstata, o de pênis acomete homens com mais de 50 anos de idade, mas também pode ocorrer em jovens. Suas causas principais são atribuídas à falta de higiene, doenças sexualmente transmissíveis e à fimose.

Atenção: esse tipo de câncer pode ser prevenido com a higiene genital (com água e sabão), uso de camisinha em todas as relações sexuais e a correção da fimose por meio de cirurgia.

Para saber mais, agende uma consulta urológica!