No mês de setembro teve início a 2ª Campanha de Conscientização da Saúde do Adolescente Masculino – #VemProUro, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). o objetivo de ajudar a modificar esse panorama e trazer a população de meninos adolescentes para o consultório do urologista.
- Recorrência de jovens meninos no urologista
De acordo com a pesquisa do médico e estudioso do comportamento dos adolescentes Jairo Bauer, em uma população de meninos de 13 a 17 anos, apenas 3,5% vão ao urologista de forma rotineira, enquanto 42% das meninas na mesma faixa etária frequentam o ginecologista.
O estudo alerta para a situação de desamparo do adolescente masculino em termos de avaliação médica, sem ações preventivas e sem orientação especializada de um urologista.
- Quais problemas pode ocorrer pela falta da prevenção?
Essa ausência prolongada de consultas com um especialista pode acarretar diversos problemas como:
- DSTs
- Varicoceles
- Fimose
- Tumos nos testículos
Infelizmente, a ida ao médico, por parte dos jovens masculinos, acaba só acontecendo quando existem doenças. Por isso, precisamos rever essa situação de forma a promovermos a mudança de hábitos e a cultura de cuidados por parte dos meninos.
Nós urologistas precisamos ser protagonistas como nossos colegas ginecologistas em relação à saúde das mulheres jovens, que, desde o início da puberdade, recebem em consultório assistência necessária.