A disfunção erétil impede que o homem tenha uma ereção peniana suficiente para praticar atividade sexual. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 30% da população masculina brasileira sofre com a disfunção.
A grande questão é que a impotência sexual muitas vezes é relacionada à virilidade imposta aos homens. Essa imposição criou um tabu entre os homens e prejudicou uma conversa importante para que seja possível investigar causas e tratar.
1)O que causa a disfunção erétil
A disfunção erétil pode ser relacionada ao quesito psicológico, causada pela liberação de adrenalina devido a ansiedade ou algum tipo de estresse. Neste quesito, de acordo com as pesquisas, as variações psicológicas causadas pela pandemia podem ser um dos fatores relevantes para aumentar o número de homens com impotência sexual.
As causas também pode ser orgânicas como:
- Hipertensão
- Diabetes
- Doenças Crônicas graves como Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Renal, Insuficiência Hepática
- Tabagismo
2) Como é realizado o diagnóstico?
Para entender qual a causa da sua disfunção erétil você precisa procurar um urologista. Somente na consulta, com um especialista, será possível determinar o diagnóstico. Por isso é tão importante falar sobre o assunto e ter uma conversa franca e aberta com seu médico.
Como é o tratamento?
O tratamento da disfunção erétil psicológica é realizado pelo conjunto do acompanhamento de psicólogo com medicamentos de apoio inicial. Já a as causas orgânicas terão diferentes tratamentos conforme suas especificidades.
Vale ressaltar que o tratamento mais eficiente é o diálogo, pois pequenos traumas podem levar a disfunção erétil. O que deixa a questão ainda mais comum entre todos os homens, por isso somente falando a disfunção poderá ser tratada e sua vida sexual normalizada.