PEDRAS NOS RINS: O QUE SÃO E COMO TRATAR

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, é uma doença muito comum e que pode acometer pessoas de ambos os sexos e em diferentes faixas etárias.

Basicamente, as pedras são formadas pelo acúmulo de substâncias como cálcio, ácido úrico, sais e aminoácidos dentro dos rins. Além destas substâncias, a baixa ingestão de água, uma dieta rica em carne vermelha, refrigerante e energéticos, são fatores que contribuem para a formação dos cálculos.

Vale lembrar que, mesmo quando os sais estão em equilíbrio e a hidratação está adequada, as pedras podem se formar se a urina estiver muito concentrada. Por essa e outras razões não devemos segurar a urina!

CÁLCULO RENAL É HEREDITÁRIO?

A maioria das pessoas acredita que os cálculos renais estão relacionados apenas à má alimentação e ao consumo excessivo de sal. É claro que isso influencia bastante no desenvolvimento das pedras. O que muita gente não sabe é que as temidas pedras nos rins também estão associadas a fatores genéticos.

Pessoas que possuem histórico familiar de cálculo renal na família devem ingerir pelo menos 3 litros de água por dia para aumentar a eliminação renal. Além disso, devem ter bons hábitos de vida e consultar seu médico regularmente.

PRECISO TIRAR MINHA PEDRA NO RIM?

“Tenha pedras no seu caminho, mas nunca nos seus rins”. Essa frase expressa a intensa dor dos pacientes que sofrem de cálculos urinários!

O primeiro passo para retirar o cálculo renal é consultar um urologista. Se você já tiver um histórico da doença, não espere uma nova crise de cólicas para buscar tratamento.

REMOÇÃO DO CÁLCULO RENAL

O cálculo pode ser removido por diversas técnicas cirúrgicas. Conheça os procedimentos mais realizados:

•  Ureterolitotripsia: Procedimento minimamente invasivo. Inserimos pela uretra um endoscópio capaz de emitir ondas que quebram os cálculos renais.
  •  Nefrolitotomia percutânea: Cirurgia rápida, onde é feita uma pequena incisão na pele para inserção do endoscópio, promovendo a remoção da pedra renal.
  • Videolaparoscopia: procedimento minimamente invasivo, realizado por pequenos cortes no abdome, por onde se realiza a remoção dos cálculos renais.
  • Litotripsia Extracorpórea: ondas de choque utilizadas para fragmentar o cálculo e facilitar sua eliminação pelo organismo.

Converse com seu urologista para saber mais sobre o procedimento mais indicado para você.

VANTAGENS DAS CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS

As cirurgias minimamente invasivas de cálculo renal são muito mais benéficas para o paciente quando comparadas com as cirurgias abertas, técnicas que estão cada vez mais obsoletas.

Dentre os benefícios dos procedimentos minimamente invasivos podemos citar:

• Diminuição da dor pós-operatória.
  • Menor tempo de repouso.
  • Incisões menores.
  • Menor incidência de complicações pós-cirúrgicas.

CÁLCULO RENAL NA GRAVIDEZ

O cálculo renal por si só já é um problema, na gravidez então, nem se fala! Sem contar que ele pode causar algumas complicações para a mãe e o bebê, como adiantar o trabalho de parto.

Cuide-se e hidrate-se para evitar que os cálculos se formem!

Se tiver dúvidas, converse com seu ginecologista e procure um urologista.