É sempre bom lembrar que não importa a fase da vida, a hidratação é fundamental para a boa saúde.
As pessoas estão cada vez mais displicentes em relação ao consumo de líquidos. Inseridas em rotinas pesadas, acaba sendo comum pessoas passarem o dia inteiro sem tomar água, prejudicando que o rim realize sua função de filtragem do nosso sangue.
O consumo de líquidos estimula a circulação sanguínea, sendo crucial no processo de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso corpo.
1 – Quais os benefícios de beber água?
Como muitos já sabem. os benefícios da água são numerosos, seguem alguns deles:
- manter a pele saudável
- expulsar toxinas do corpo
- amortecer e lubrificar as juntas
- manter o intestino regulado
- maximiza atividade mental
- reduz o risco de pedra nos rins e infecção urinária
- regula a temperatura corporal.
2 – Como a quantidade de água interfere em nosso corpo?
Com o passar do tempo, os tecidos do corpo sofrem mudanças, o que pode interferir na quantidade de água em nosso corpo, no entanto, normalmente dois terço do nosso é formado por água.
O nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, o que torna o seu consumo fundamental para o bom funcionamento de vários órgãos. Os rins, por exemplo, chegam a ter mais de 80% de água, dependendo dessa quantidade de água para que seu funcionamento ocorra sem nenhum problema.
Quando o rim detecta pouco líquido no organismo, ele concentra a urina, como reserva de água, nesses casos podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o famoso cálculo renal.
Além disso, ao envelhecermos estamos mais predispostos a algumas doenças como do coração e diabetes, o que pode afetar o equilíbrio de líquidos no corpo. A falta de hidratação pode tornar os idosos mais propensos a infecções de trato urinário, pneumonia, úlceras, confusão e desorientação.
3 – Como saber se seu corpo está hidratado?
Um fator para saber se você está bebendo água o suficiente, é pela cor da sua urina. Urina na cor de água é boa, entretanto se sua urina está com tom de suco de maçã, você precisa beber mais fluidos, e se está escuro, você pode estar próximo da desidratação.
Além disso, outros sinais podem indicar que sua hidratação está boa, como:
- pele que retém umidade e elasticidade
- boca e lábios com umidade adequada
- olhos com produção normal de lágrimas
4 – Como consumir a quantidade de água adequada?
O indicado é que você tenha em sua rotina o hábito de consumir líquidos variáveis. No entanto, líquidos diferentes devem ser substituídos em moderação e não substituem a necessidade do consumo da água.
Por exemplo, refrigerantes e bebidas energéticas acabam tendo uma alta quantidade de açúcar, o que pode contribuir para a desidratação, à medida que os rins tentam diluir o açúcar.
É preciso que se faça um cálculo: um adulto saudável tem que tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Calcule seu peso X 35. O resultado é de quantos ml de água você precisa por dia.
Por isso, a prevenção está em sua mão. Adote hábitos saudáveis e evite adoecer.