Abril é o mês de prevenção do câncer de testículo

Abril é marcado pela campanha de prevenção do câncer de testículo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença atinge de 1% a 5% do total de casos de tumores em homens no Brasil.

A importância da prevenção está no fato de que ao detectado precocemente este tumor pode ser curado na maioria dos casos. O que leva ao reforço da importância dos homens fazerem o auto exame, observando se há alterações na pele da bolsa testicular e no formato dos testículos e ao identificar os principais sintomas procurar imediatamente o médico.

Quais são os principais sintomas?

1 – Nódulo ou inchaço no testículo: Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo ou inchaço, que pode doer ou não, em um dos testículos
2 – Crescimento ou dor na mama: Apesar de mais raro, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada.
3 – Puberdade precoce: Alguns tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Os tumores produtores de andrógenos em meninos podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pêlos faciais e corporais em uma idade precoce.

Qual diagnóstico e tratamento?

Geralmente o ultrassom com doppler da bolsa testicular é o exame usado para indicar a suspeita da doença e a cirurgia acaba sendo suficiente para tratar esse tipo de câncer em estágio inicial.

No caso de estágios intermediários e avançados, o tratamento pode incluir quimioterapia e radioterapia, além da cirurgia.

Muitos dos sintomas do câncer de testículo podem ser similares aos de outras doenças. No entanto, se a causa for um tumor, quanto mais cedo você obter o diagnóstico e iniciar o tratamento, mais eficaz será o tratamento.