Engana-se quem pensa que apenas as mulheres sofrem um déficit hormonal após os 40 anos (menopausa). Na verdade, os homens também experimentam uma queda lenta e gradativa na produção de hormônios à medida que envelhecem. Trata-se do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), também conhecido como andropausa.
SINTOMAS DA ANDROPAUSA
Entre as mudanças que ocorrem no corpo dos homens durante a andropausa estão a redução gradual dos níveis sanguíneos da testosterona, o principal hormônio masculino. Consequentemente, isso pode estar associado a uma significativa redução na qualidade de vida.
A queda da testosterona durante a andropausa pode causar, dentre outros problemas:
- Desânimo.
- Cansaço.
- Queda da libido.
- Problemas de ereção.
- Alterações de humor.
- Distúrbios do sono.
REPOSIÇÃO DE TESTOSTERONA
A reposição de testosterona, depois de identificada a andropausa, melhora não apenas a libido e a qualidade da ereção, mas também a memória, o humor e a massa muscular, prevenindo a osteoporose, entre outros benefícios.
O diagnóstico de andropausa é feito pelo médico, especialista em Urologia, depois de analisar os sintomas e o resultado de exames de laboratório. Só depois disso o urologista pode indicar a reposição de testosterona.
ACOMPANHAMENTO DURANTE A ANDROPAUSA EM CARIRI
Se você é um homem com mais de 40 anos, faça o teste do DAEM em meu site: https://drmikaelvieira.com.br/.
Basta clicar em “Sua Saúde” e acessar o questionário “Escala de Sintomas do Envelhecimento Masculino”.
Em poucos minutos você descobrirá se já está na andropausa e se necessita de uma reposição de testosterona para recuperar a saúde sexual, a disposição física e a energia mental.