Câncer de pênis e testículo

Câncer de pênis e testículo

O câncer de testículo não tem idade e pode ocorrer em homens de 15 a 50 anos. Já o câncer de pênis é um tipo raro de câncer, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens.

Câncer de testículo

Embora seja um tumor de crescimento rápido, as chances de cura são altas se o diagnóstico for precoce. Os sintomas comuns são: nódulos, endurecimentos, desconfortos e mudanças de tamanho nos testículos.

O tratamento cirúrgico realizado é a Orquiectomia Radical, podendo o tratamento ser complementado com Quimioterapia e Radioterapia, com boas taxas de resposta nesses casos.

Câncer de pênis

No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. O tratamento consiste basicamente na realização da amputação parcial ou total do pênis, mas alguns pacientes necessitam de realização de uma Linfadenectomia Inguinal Bilateral e/ou Pélvica.

A Linfadenectomia Inguinal Videolaparoscópica é realizada apenas com três pequenas incisões na região inguinal, sendo realizado o esvaziamento ganglionar daquela região. Com esse tratamento, as complicações de ferida operatória reduzem, proporcionando uma recuperação mais rápida após a cirurgia, tornando o paciente habilitado a complementar seu tratamento com Radioterapia ou Quimioterapia caso seja indicado.

Má higienização está associada ao câncer de pênis

De acordo com estudos científicos, a higiene precária na região genital aumenta o risco de tumores no pênis.⁣⁣⁣ Isto porque o órgão fica repleto de secreções, predispondo a feridas, inflamações e mutações nas células.⁣⁣⁣

Como lavar bem o pênis?

Para higienizá-lo da maneira correta, basta puxar o prepúcio (pele) e expor totalmente a glande (cabeça do pênis), higienizando-o com água e sabão.⁣⁣⁣

Conclusão

É importante manter a higienização do pênis e buscar ajuda médica caso sinta algum desconforto na região. Gostou do conteúdo de post e quer ver mais sobre saúde masculina? Continue acompanhando meu blog e me siga nas redes sociais.

Precisa de ajuda?