CÂNCER UROLÓGICO

São chamados de cânceres urológicos os tumores malignos que atingem diferentes regiões da genitália masculina e o sistema urinário de pacientes de ambos os sexos. Saiba mais sobre os principais deles!

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando descoberto no início.

Veja alguns dos fatores de risco que levam ao aparecimento da doença:

•  Idade: é muito rara antes dos 40 anos. Sua incidência aumenta a partir dos 50 anos.
  • Histórico familiar: ter um parente de primeiro grau com o diagnóstico desse câncer aumenta cerca de duas vezes as chances de desenvolvê-lo.
  • Cor da pele: homens negros correm mais risco de desenvolver formas mais agressivas da neoplasia.

5 BENEFÍCIOS DA CIRURGIA DE PRÓSTATA POR VÍDEO

•  Menor risco de complicações.
  • Sangramentos menores.
  • Incisões menores.
  • Maior controle da dor.
  • Menor tempo de internação.

CÂNCER DE PÊNIS

Mais raro que o câncer de próstata, o de pênis acomete homens com mais de 50 anos de idade, mas também pode ocorrer em jovens. Suas causas principais são atribuídas à falta de higiene, doenças sexualmente transmissíveis e à fimose.

Atenção: esse tipo de câncer pode ser prevenido com a higiene genital – com água e sabão – uso de camisinha em todas as relações sexuais e a correção da fimose por meio de cirurgia.

CÂNCER DE TESTÍCULO

Você sabia que o câncer de testículo é o mais frequente na população masculina, principalmente em homens entre 20 e 40 anos?

Geralmente, essa doença não causa dores e é caracterizada pelo aumento do volume da bolsa escrotal e pelo surgimento de nódulos testiculares.

CÂNCER DE BEXIGA

O câncer de bexiga é o um dos tumores mais comuns do sistema urinário, sendo mais frequente em homens de meia idade. Ainda não se sabe suas causas, mas tabagismo, infecções parasitárias e exposição à radiação e substâncias químicas podem estar associados ao seu desenvolvimento.

Os principais sintomas são a presença de sangue na urina e/ou o desconforto ou dor na hora de urinar, fadiga e emagrecimento.

COMBATE AO FUMO

Engana-se quem pensa que o hábito de fumar só aumenta os riscos de câncer no pulmão. Na verdade, o tabagismo pode desencadear até 50 doenças diferentes, incluindo tumores no rim e na bexiga.

Mas por que isso acontece? A resposta é simples: ao entrar no organismo, o tabaco libera centenas de toxinas capazes de lesar as células do sistema urinário e provocar sua multiplicação descontrolada.