Diferentemente das cirurgias tradicionais, também chamadas de cirurgias abertas, os procedimentos urológicos por videolaparoscopia possuem muitos benefícios para os pacientes. Entre eles podemos citar:
- Incisões menores;
- Redução do risco de hemorragias;
- Recuperação mais rápida;
- Reduzir o risco de lesão de outros órgãos;
- Menos dor;
- Melhor efeito estético.
Conheça algumas curiosidades sobre as principais cirurgias realizadas por vídeo na Urologia!
NEFRECTOMIA: PARCIAL X RADICAL
Durante a nefrectomia parcial, removemos uma porção do rim. Neste caso, apenas a região lesionada é retirada, preservando a função renal.
Já na nefrectomia radical, removemos o rim, seus tecidos adjacentes e a glândula adrenal.
NEFRECTOMIA PARCIAL
Essa cirurgia é o principal tratamento para os carcinomas de células renais. A nefrectomia parcial é a técnica preferida para pacientes com câncer renal em estágio inicial.
Muitas vezes, é realizada para remover tumores únicos de até 7 cm de diâmetro e é removida apenas a parte do rim que contém a doença.
Os estudos demonstram que, em longo prazo, esse método apresenta resultados similares à retirada de todo o rim.
POSTECTOMIA: QUANDO FAZER?
A postectomia, mais conhecida como cirurgia de fimose, deve ser realizada quando os tratamentos não cirúrgicos não surtem efeito. Deve ser feita ainda na infância ou então quando a fimose causa problemas como inflamações, dor e infecções urinárias.
Em casos de fimose secundária causada por traumas, a cirurgia pode ser feita assim que necessário.
RESSECÇÃO DE PRÓSTATA SEM CÂNCER
A hiperplasia benigna da próstata acomete 50% da população masculina com mais de 50 anos. O aumento da próstata prejudica a qualidade de vida e a saúde do paciente e deve ser tratado.
A ressecção endoscópica da próstata (RTUP) é a cirurgia indicada para essa patologia. É uma técnica realizada sem cortes, via uretral e de rápida recuperação.
Durante o procedimento, removemos fragmentos da próstata, diminuindo o seu tamanho e, consequentemente, melhorando o sintomas causados pelo seu aumento.
PROSTATECTOMIA RADICAL
A prostatectomia radical por vídeo é a técnica cirúrgica destinada ao tratamento do câncer de próstata. A câmera possibilita a visualização das estruturas com melhor definição de detalhes. Sendo assim, podemos realizar uma anastomose efetiva, com extravasamento mínimo de urina, além de permitir a remoção precoce da sonda vesical.
O procedimento possui muitos benefícios quando comparado à cirurgia convencional (aberta), como menor tempo de internação, risco diminuído de infecções, sangramentos menores, assim como uma menor taxa de incontinência urinária pós-operatória e uma melhor e eficaz preservação da potência sexual, devido à preservação dos nervos do tecido erétil do pênis.
PÓS-OPERATÓRIO DA PROSTATECTOMIA RADICAL
Os cuidados pós-operatórios da prostatectomia radical são fundamentais para que você se recupere bem da sua cirurgia. Confira algumas precauções que devem ser tomadas nesse período:
- Tome apenas os medicamentos receitados pelo seu cirurgião e nos horários prescritos;
- Higienize com água e sabão neutro a região do cateter vesical;
- Evite esforço físico excessivo no primeiro mês após a cirurgia;
- Faça caminhadas leves pela casa. Não fique só deitado.
MITOS DA PROSTATECTOMIA RADICAL
A cirurgia de retirada da próstata é, ainda nos dias de hoje, cercada de alguns mitos. Por essa razão, vou desvendar alguns deles:
• Minha próstata está aumentada, tenho que retirá-la? MITO. Nem sempre o aumento dessa glândula significa que você está com câncer e tenha que passar por uma cirurgia para removê-la. Em alguns casos, seu aumento pode estar relacionado à obesidade, ao aumento da testosterona e às doenças inflamatórias da glândula. Essas condições, quando tratadas, fazem com que a próstata volte ao seu tamanho normal.
- Vou ficar impotente? MITO. A cirurgia não causa impotência, mas se você já tinha dificuldade de ereção antes do procedimento, provavelmente continuará tendo.
- Estou muito acima do peso, então não posso operar? MITO. Isso não existe. A obesidade não impede a realização da sua cirurgia.
- Nunca mais vou ejacular? VERDADE. A próstata é a responsável pela produção do líquido seminal, sendo assim, após sua retirada, a ejaculação não ocorre mais.
PROSTATECTOMIA RADICAL POR LAPAROSCOPIA
A prostatectomia radical por vídeo é a técnica cirúrgica que visa ao tratamento do câncer de próstata. É realizada por meio de pequenas incisões na cavidade abdominal do paciente. Os instrumentos cirúrgicos possuem uma câmera de vídeo e possibilitam a visualização das estruturas com alta definição de detalhes. Algumas curiosidades:
- A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de três horas.
- O procedimento, quando bem indicado, eleva consideravelmente as chances de cura do paciente, chegando a 98%.
PROSTATECTOMIA RADICAL POR LAPAROSCOPIA ASSISTIDA POR ROBÓTICA
A cirurgia de remoção de próstata também pode ser assistida pela tecnologia robótica, que permite visão ampliada e 3D com alta definição da região operada. Sobre este procedimento:
- Evita possíveis tremores das mãos do cirurgião, que podem ocorrer em cirurgias longas e cansativas.
- O procedimento diminui as sequelas comuns deixadas pela remoção da próstata, como a incontinência urinária e a perda da ereção.
- Possui um pós-operatório muito mais tranquilo, com recuperação em torno de 10 dias.