CIRURGIAS POR VÍDEO

Diferentemente das cirurgias tradicionais, também chamadas de cirurgias abertas, os procedimentos urológicos por videolaparoscopia possuem muitos benefícios para os pacientes. Entre eles podemos citar:

• Incisões menores;
  • Redução do risco de hemorragias;
  • Recuperação mais rápida;
  • Reduzir o risco de lesão de outros órgãos;
  • Menos dor;
  • Melhor efeito estético.

Conheça algumas curiosidades sobre as principais cirurgias realizadas por vídeo na Urologia!

NEFRECTOMIA: PARCIAL X RADICAL

Durante a nefrectomia parcial, removemos uma porção do rim. Neste caso, apenas a região lesionada é retirada, preservando a função renal.

Já na nefrectomia radical, removemos o rim, seus tecidos adjacentes e a glândula adrenal.

NEFRECTOMIA PARCIAL

Essa cirurgia é o principal tratamento para os carcinomas de células renais. A nefrectomia parcial é a técnica preferida para pacientes com câncer renal em estágio inicial.

Muitas vezes, é realizada para remover tumores únicos de até 7 cm de diâmetro e é removida apenas a parte do rim que contém a doença.

Os estudos demonstram que, em longo prazo, esse método apresenta resultados similares à retirada de todo o rim.

POSTECTOMIA: QUANDO FAZER?

A postectomia, mais conhecida como cirurgia de fimose, deve ser realizada quando os tratamentos não cirúrgicos não surtem efeito. Deve ser feita ainda na infância ou então quando a fimose causa problemas como inflamações, dor e infecções urinárias.

Em casos de fimose secundária causada por traumas, a cirurgia pode ser feita assim que necessário.

RESSECÇÃO DE PRÓSTATA SEM CÂNCER

A hiperplasia benigna da próstata acomete 50% da população masculina com mais de 50 anos. O aumento da próstata prejudica a qualidade de vida e a saúde do paciente e deve ser tratado.

A ressecção endoscópica da próstata (RTUP) é a cirurgia indicada para essa patologia. É uma técnica realizada sem cortes, via uretral e de rápida recuperação.

Durante o procedimento, removemos fragmentos da próstata, diminuindo o seu tamanho e, consequentemente, melhorando o sintomas causados pelo seu aumento.

PROSTATECTOMIA RADICAL

A prostatectomia radical por vídeo é a técnica cirúrgica destinada ao tratamento do câncer de próstata. A câmera possibilita a visualização das estruturas com melhor definição de detalhes. Sendo assim, podemos realizar uma anastomose efetiva, com extravasamento mínimo de urina, além de permitir a remoção precoce da sonda vesical.

O procedimento possui muitos benefícios quando comparado à cirurgia convencional (aberta), como menor tempo de internação, risco diminuído de infecções, sangramentos menores, assim como uma menor taxa de incontinência urinária pós-operatória e uma melhor e eficaz preservação da potência sexual, devido à preservação dos nervos do tecido erétil do pênis.

PÓS-OPERATÓRIO DA PROSTATECTOMIA RADICAL

Os cuidados pós-operatórios da prostatectomia radical são fundamentais para que você se recupere bem da sua cirurgia. Confira algumas precauções que devem ser tomadas nesse período:

• Tome apenas os medicamentos receitados pelo seu cirurgião e nos horários prescritos;
  • Higienize com água e sabão neutro a região do cateter vesical;
  • Evite esforço físico excessivo no primeiro mês após a cirurgia;
  • Faça caminhadas leves pela casa. Não fique só deitado.

MITOS DA PROSTATECTOMIA RADICAL

A cirurgia de retirada da próstata é, ainda nos dias de hoje, cercada de alguns mitos. Por essa razão, vou desvendar alguns deles:

• Minha próstata está aumentada, tenho que retirá-la? MITO. Nem sempre o aumento dessa glândula significa que você está com câncer e tenha que passar por uma cirurgia para removê-la. Em alguns casos, seu aumento pode estar relacionado à obesidade, ao aumento da testosterona e às doenças inflamatórias da glândula. Essas condições, quando tratadas, fazem com que a próstata volte ao seu tamanho normal.

• Vou ficar impotente? MITO. A cirurgia não causa impotência, mas se você já tinha dificuldade de ereção antes do procedimento, provavelmente continuará tendo.
  • Estou muito acima do peso, então não posso operar? MITO. Isso não existe. A obesidade não impede a realização da sua cirurgia.
  • Nunca mais vou ejacular? VERDADE. A próstata é a responsável pela produção do líquido seminal, sendo assim, após sua retirada, a ejaculação não ocorre mais.

PROSTATECTOMIA RADICAL POR LAPAROSCOPIA

A prostatectomia radical por vídeo é a técnica cirúrgica que visa ao tratamento do câncer de próstata. É realizada por meio de pequenas incisões na cavidade abdominal do paciente. Os instrumentos cirúrgicos possuem uma câmera de vídeo e possibilitam a visualização das estruturas com alta definição de detalhes. Algumas curiosidades:

• A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de três horas.
  • O procedimento, quando bem indicado, eleva consideravelmente as chances de cura do paciente, chegando a 98%.

PROSTATECTOMIA RADICAL POR LAPAROSCOPIA ASSISTIDA POR ROBÓTICA

A cirurgia de remoção de próstata também pode ser assistida pela tecnologia robótica, que permite visão ampliada e 3D com alta definição da região operada. Sobre este procedimento:

• Evita possíveis tremores das mãos do cirurgião, que podem ocorrer em cirurgias longas e cansativas.
  • O procedimento diminui as sequelas comuns deixadas pela remoção da próstata, como a incontinência urinária e a perda da ereção.
  • Possui um pós-operatório muito mais tranquilo, com recuperação em torno de 10 dias.