Durante a pandemia que vivemos, a informação e a higiene são as melhores armas com que podemos lutar! Mas, é preciso ficar atento sobre o que é verdade para não compartilhar fake news. Confira!
- É possível se proteger fazendo gargarejo com alvejante, tomando ácido acético ou usando água salgada, etanol ou outras substâncias. MITO! Fazer ingestão de alvejante e ácidos mais fortes é perigoso, pois são substâncias que podem causar queimaduras e outras lesões graves no trato digestivo.
- O novo coronavírus foi deliberadamente criado ou liberado pelas pessoas. MITO! Já existiam seis tipos de coronavírus que causavam doenças em humanos. O agente causador da COVID-19 é um novo tipo desse vírus.
- Usar apenas a máscara facial protege contra o coronavírus. MITO! A máscara ajuda em casos específicos (como agentes de saúde; demais pessoas em contato direto com pessoas infectadas com o coronavírus ou com sintomas de gripe; e se você estiver gripado, para evitar contaminar os demais). A principal medida é higienizar as mãos e evitar o contato com as pessoas que tenham sintomas de COVID-19.
- O novo coronavírus foi manipulado geneticamente e teria uma estrutura similar ao do vírus HIV, que causa a Aids. MITO! O SARS-CoV2 não foi manipulado geneticamente e não tem nenhuma semelhança com o HIV. O mecanismo de ação dentro do corpo também é diferente.
- Está disponível uma vacina para curar a COVID-19. MITO! Existem pesquisadores trabalhando em uma possível vacina, mas ela não está pronta.