CUIDADO COM O CÂNCER DE TESTÍCULO!

Abril é o mês de conscientização sobre o câncer de testículo, doença que representa de 1% a 5% do total de casos de tumores em homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Saiba mais sobre a doença!

FATORES DE RISCO

• Criptorquiadia.
  • Trauma na região escrotal.
  • Histórico familiar.
  • Histórico anterior da doença.
  • Síndromes genéticas.
  • Infecção por HIV.

PASSO A PASSO DO AUTOEXAME DE TESTÍCULOS

• De pé, em frente ao espelho, verifique alterações na pele do escroto.
  • Examine cada testículo com as duas mãos.
  • Procure o epidídimo: pequeno canal atrás do testículo que carrega o esperma. É importante não confundi-lo como uma massa suspeita.

O QUE PROCURAR NO AUTOEXAME DOS TESTÍCULOS?

• Alteração no tamanho dos testículos.
  • Sensação de peso no escroto.
  • Dor no abdômen inferior, na virilha, nos testículos ou no escroto.
  • Líquido que sai do escroto.

TUMOR DE TESTÍCULO NÃO TEM IDADE

Não ignore se notar alterações no testículo!

O câncer de testículo pode ocorrer entre as idades de 15 a 50 anos. Embora seja um tumor de crescimento rápido, as chances de cura são altas (95%) se o diagnóstico for precoce.

Por isso, ao notar nódulos, endurecimentos, desconfortos e mudanças de tamanho nos testículos, não deixe de procurar um urologista.

PRINCIPAIS MITOS DO CÂNCER DE TESTÍCULO

• Pancada no testículo pode causar câncer. Mito!
  • A fertilidade não é afetada em homens com câncer de testículo. Mito!

TRATAMENTO

Quando diagnosticado em estágios iniciais, a cirurgia acaba sendo suficiente para tratar o câncer de testículo. Neste caso, é realizada a extração do testículo afetado. Em substituição ao testículo extraído na cirurgia, pode ser implementada uma prótese no local para fins estéticos.

O câncer de testículo, no entanto, pode atingir linfonodos (pequenos órgãos presentes nos vasos linfáticos) do abdômen, quando a doença está em estágio intermediário; ou provocar metástase (estágio avançado da doença), espalhando-se para fígado, pulmões e cérebro, por exemplo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhores são as condições de tratamento, embora mesmo nos casos de metástase há chances de cura.

Para os casos de câncer de testículo nos estágios intermediários e avançados, o tratamento pode incluir quimioterapia e radioterapia, além da cirurgia. Em geral, quando essas terapias complementares são necessárias, o tempo médio de duração do tratamento é de quatro a seis meses.

SENTE DOR AO URINAR?

Isso não é normal. A sensação dolorosa no canal da urina pode ser um sinal de infecção e outras doenças. Por isso, ao notar este sintoma, procure imediatamente um urologista!