DOENÇAS DA PRÓSTATA

Male anatomy of human organs in x-ray view

A Campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância dos exames para detecção precoce do câncer de próstata. Mas, não podemos nos atentar para a importância desses exames somente em novembro, não é mesmo?! Afinal, todo dia é dia de cuidar da saúde! Saiba mais sobre as doenças da próstata:

CÂNCER DE PRÓSTATA

A doença se desenvolve lentamente e não apresenta sintomas em sua fase inicial. Já nos estágios mais avançados pode causar dor ao urinar, dor nas costas e sangue na urina.

A doença pode ser descoberta por meio do toque retal e um exame laboratorial – a dosagem de PSA. Quanto antes for feita a detecção, maiores serão as chances de cura.

FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

• Idade: é muito rara antes dos 40 anos. Sua incidência aumenta a partir dos 50 anos.
  • Histórico familiar: ter um parente de primeiro grau com o diagnóstico do câncer próstata aumenta cerca de duas vezes as chances de desenvolvê-la.
  • Raça: homens negros correm mais risco de desenvolver formas mais agressivas da neoplasia.

BIÓPSIA DE PRÓSTATA

A biópsia da próstata é solicitada quando os exames de rastreamento do câncer acusaram alguma anormalidade.

A proporção e localização do fragmento a ser retirado dependerá da suspeita médica. A análise final é realizada por um patologista e o laudo pode demorar alguns dias ou semanas para ser entregue.

TRATAMENTO CÂNCER DE PRÓSTATA

Existem diferentes condutas terapêuticas que podem ser adotadas no tratamento do câncer de próstata:

• Conduta expectante.
  • Cirurgia de remoção da próstata.
  • Radioterapia.
  • Criocirurgia.
  • Hormonioterapia.
  • Quimioterapia.
  • Vacinas.
  • Terapia alvo.

O tratamento escolhido depende do tipo de câncer e do estágio em que ele se encontra. Na maioria dos casos, a prostatectomia radical apresenta um resultado positivo. No entanto, em alguns casos, é preciso combinar um ou mais tratamentos.

CÂNCER DE PRÓSTATA TEM CURA?

O câncer de próstata tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente. É possível utilizar abordagens cirúrgicas para extirpação do tumor como a prostatovesiculectomia radical ou parcial.

A partir da técnica laparoscópica (cirurgia por vídeo), o paciente pode se recuperar de forma rápida e tranquila, com pouquíssimos riscos de sequelas após o tratamento.

OUTRAS DOENÇAS DA PRÓSTATA

Quando falamos em doenças da próstata, logo pensamos no câncer de próstata, por ser a patologia mais conhecida desta glândula. No entanto, existem outras doenças que podem acometer o órgão, mas que são pouco conhecidas:

• Prostatite: inflamação da próstata. Pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. Pode causar febre, dor lombar, dificuldade para urinar.
  • Hiperplasia prostática benigna: causada pelo aumento progressivo da próstata com o passar dos anos. Quando se encontra em estágio avançado, a próstata pode comprimir a uretra, causando problemas para urinar.

COM QUE IDADE EU DEVO FAZER O EXAME DA PRÓSTATA?

Muitos pacientes me perguntam a partir de qual idade devem fazer os exames preventivos da próstata.

Como sempre digo, a prevenção é o melhor remédio. Assim, é importante que os homens comecem a fazer os exames da próstata a partir dos 50 anos, para uma detecção precoce. Entretanto, quando há casos da doença na família ou pacientes negros, a prevenção deve começar aos 45 anos.

TIRAR A PRÓSTATA CAUSA IMPOTÊNCIA?

A prostatectomia total pode causar impotência sexual em alguns casos. Os riscos dependem da idade, do estágio do câncer de próstata, do tamanho do tumor e de como estava a função erétil antes da cirurgia. Na maioria dos casos, a dificuldade de ereção melhora com o tempo, em até 18 meses após a cirurgia.

Durante essa fase, é fundamental que o paciente tenha relações sexuais frequentes, pois o ato sexual tende a melhorar a disfunção erétil.

HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA

A hiperplasia benigna da próstata é um processo natural do envelhecimento, caracterizada pelo aumento da glândula, sem ter nenhuma relação com o câncer de próstata.

O aumento da próstata interfere principalmente no trato urinário, devido à obstrução da uretra, além de causar dificuldade de urinar.

Se você sentir dor ao urinar, incapacidade de esvaziar a bexiga e/ou notar o jato urinário mais fraco, procure um médico urologista.

INCISÕES DA CIRURGIA DE PRÓSTATA

A prostatectomia radical, ou cirurgia de remoção da próstata, pode ser feita pelos métodos tradicional (cirurgia aberta) ou por via minimamente invasiva.

A incisão da cirurgia aberta é realizada na porção inferior do abdome, estendendo-se do umbigo ao púbis.

Já o procedimento por laparoscopia é feito por quatro pequenas incisões, sendo uma na cicatriz umbilical, pelas quais os instrumentos cirúrgicos são inseridos. Com o passar do tempo, estas pequenas incisões ficam praticamente imperceptíveis.

Além de cicatrizes menores, os procedimentos minimamente invasivos possuem diversos benefícios, como menor sangramento e recuperação bem mais rápida.

PROSTATECTOMIA POR VÍDEO

A prostatectomia radical videolapararoscópica é a cirurgia para remoção da próstata e das vesículas seminais para tratamento do câncer de próstata.

A cirurgia é feita por meio de pequenas incisões de 0,5 mm a 1,0 cm que tornam o pós-operatório mais rápido, tranquilo, com menor tempo de internação, além de quase não deixar cicatriz. O procedimento é realizado sob anestesia geral e é bastante seguro e eficaz!

RESSECÇÃO DE PRÓSTATA SEM CÂNCER

A hiperplasia benigna da próstata acomete 50% da população masculina com mais de 50 anos. O aumento da próstata prejudica a qualidade de vida e a saúde do paciente e deve ser tratado.

A ressecção endoscópica da próstata (RTUP) é a cirurgia indicada para essa patologia. É uma técnica realizada sem cortes, via uretral e de rápida recuperação.

Durante o procedimento, removemos fragmentos da próstata, diminuindo o seu tamanho e, consequentemente, melhorando o sintomas causados pelo seu aumento.

POSTECTOMIA: QUANDO FAZER?

A postectomia, mais conhecida como cirurgia de fimose, deve ser realizada quando os tratamentos não cirúrgicos não surtem efeito. Deve ser feita ainda na infância ou quando a fimose causa problemas como inflamações, dor e infecções urinárias.

Em casos de fimose secundária, causada por traumas, a cirurgia pode ser feita assim que necessário.

UROLOGIA: MUITO MAIS QUE UM EXAME DE PRÓSTATA

Você pensa que um urologista trata apenas doenças masculinas? Realmente, muitas pessoas acham isso!

Na verdade, um médico urologista faz diagnósticos e tratamentos em homens e mulheres. Afinal, a medicina urológica cuida não só do sistema reprodutor masculino, mas também do sistema urinário que é comum para ambos os sexos.

Cuide de sua saúde: procure o seu médico e faça os exames preventivos!