NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mata um homem a cada 38 minutos somente no Brasil.

O QUE É A PRÓSTATA E O CÂNCER DE PRÓSTATA?

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA?

O exame de sangue PSA é solicitado, anualmente, para acompanhar as alterações da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar não só o câncer de próstata, como também inflamações, infecções e hiperplasia (crescimento benigno), que também devem ser tratados.

O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula). Essa é a única forma de confirmar uma suspeita de câncer. Um exame não substitui o outro.

FATORES DE RISCO

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio.

• Raça negra.

• Obesidade.

Quem faz parte do grupo de risco deve começar a fazer os exames aos 45 anos. Os demais homens aos 50 anos.

SINTOMAS

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, como:

• Micção frequente.

• Fluxo urinário fraco ou interrompido.

• Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).

• Sangue na urina ou no sêmen.

• Disfunção erétil.

• Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos.

• Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

COMO PREVENIR?

• Manter uma alimentação saudável e equilibrada.

• Não fumar.

• Identificar e tratar adequadamente pressão alta, diabetes e problemas de colesterol.

• Manter um peso saudável.

• Praticar regularmente atividades físicas.

• Consultar-se periodicamente com um urologista.