Novos tratamentos para o câncer de próstata

Novos tratamentos para o câncer de próstata

Segundo os estudos realizados pelo St. Gallen Oncology Conferences (Sonk) já estão sendo consideradas algumas novas possibilidades de tratamento para o câncer de próstata.

A cada dois anos, um grupo de 60 médicos se reúne na Suíça para debater melhorias na gestão do tratamento de câncer de próstata avançado. As discussões realizadas na reunião são documentadas, consolidadas e compartilhadas para médicos do mundo todo.

Qual o resultado deste último estudo?

O Dr. Fernando Maluf, oncologista clínico e Diretor Médico Associado do Centro Oncológico, faz parte desse grupo seleto e relatou os principais aspectos do consenso publicado pela revista European Urology:

1 – Agente hormonioterápico

Segundo a análise, além da radioterapia e hormonoterapia, introduzir um segundo agente hormonioterápico pode melhorar o prognóstico e evitar a progressão da doença.

2 – Em caso de metástase

Nestas situações, é necessário considerar um tratamento mais abrangente, que vai muito além e trata também os demais pontos, quando está disseminado em poucos locais.

3 – Hormônios no tratamento

A análise levantou três novos hormônios que podem auxiliar no tratamento do câncer de próstata.
Uma delas é a apalutamida. Um novo inibidor oral de receptor de andrógeno que bloqueia a via de sinalização dos andrógenos em células do câncer de próstata.

A ação deste medicamento busca inibis o crescimento de células cancerosas de três formas:

prevenindo a ligação de andrógenos ao seu receptor nas células;
bloqueando a entrada dos receptores de andrógenos nas células cancerosas;
impedindo os receptores de se ligar ao DNA da célula maligna.

Qual sua opinião sobre as considerações realizadas no encontro? Quer mais atualizações com essa? Continue acompanhando o blog.