A maioria das mulheres pensa que o urologista é médico apenas dos homens, mas isso não é verdade. O urologista deve ser procurado sempre que houver problemas no trato urinário e nos rins.
PROBLEMAS UROLÓGICOS FEMININOS
Confira os problemas femininos que mais chegam ao meu consultório e servem de alerta para as outras mulheres!
- Infecção urinária: caracteriza-se pela presença de bactérias no sistema urinário. O problema gera dor ou desconforto ao urinar e, em casos avançados, há presença de sangue na urina.
- Cálculo renal: também conhecido como “pedra nos rins”, o cálculo renal consiste na formação de partículas sólidas que obstruem o fluxo normal de urina. O problema pode causar fortes cólicas e dificuldades ao urinar.
- Incontinência urinária: caracteriza-se pela perda de urina independente da vontade. O problema é muito comum em mulheres após os 45 anos, atingindo até 20% da população feminina.
- Inflamação da bexiga: também chamada de “Cistite Intersticial”, a inflamação crônica da bexiga causa uma contínua dor pélvica. Estudos indicam que 80% das pessoas afetadas pelo problema são do sexo feminino.
- Incontinência urinária pós-parto: extremamente comum, devido à fraqueza da musculatura perineal ou por possíveis lesões causadas no parto.
REABILITAÇÃO PERINEAL
A reabilitação perineal é um tratamento para a incontinência urinária, principalmente após o parto. Ele é eficaz, não invasivo e tem o objetivo de fortalecer o períneo, prevenindo e tratando as disfunções perineais. Quanto antes a paciente procurar ajuda, melhores serão os resultados!
SLING VAGINAL
O sling vaginal também é um procedimento muito realizado para tratar a incontinência urinária feminina. Consiste na implantação, via vaginal, de uma fita de polipropileno ou malha cirúrgica logo abaixo da uretra.
O dispositivo suportará a uretra em momentos como espirro, tosse e agachamento quando a pressão exercida for em demasia. É um procedimento tranquilo e de fácil recuperação.
Converse com seu urologista para saber qual o tratamento mais indicado para você!