A prostatectomia é a cirurgia indicada para remoção da próstata por conta de um câncer. Nessa cirurgia, a próstata e as vesículas seminais são totalmente removidas, sendo a uretra reposicionada diretamente na bexiga.
PROSTATECTOMIA POR VÍDEO
A videolaparoscopia permitiu a realização desse procedimento de maneira menos invasiva, com menos sangramento e recuperação mais rápida.
Com a utilização de uma câmera de grande aumento, o músculo responsável pela continência urinária é manipulado de uma forma mais delicada. Além disso, em alguns casos, os nervos que suprem a ereção peniana podem ser preservados, ajudando na recuperação da função sexual.
INCISÕES DA CIRURGIA DE PRÓSTATA
A prostatectomia radical, ou cirurgia de remoção da próstata, pode ser feita pelo método tradicional (cirurgia aberta) ou por via minimamente invasiva.
A incisão da cirurgia aberta é realizada na porção inferior do abdome, estendendo-se do umbigo ao púbis. Já o procedimento por laparoscopia é feito por 4 pequenas incisões, sendo uma na cicatriz umbilical, pelas quais os instrumentos cirúrgicos são inseridos. Com o passar do tempo, estas pequenas incisões ficam praticamente imperceptíveis.
Além de cicatrizes menores, os procedimentos minimamente invasivos possuem diversos benefícios, como menor sangramento e recuperação bem mais rápida.
PÓS-OPERATÓRIO DA PROSTATECTOMIA RADICAL
Os cuidados pós-operatórios da prostatectomia radical são fundamentais para que você se recupere bem da sua cirurgia. Confira algumas precauções que devem ser tomadas nesse período:
- Tome apenas os medicamentos receitados pelo seu cirurgião e nos horários prescritos.
- Higienize com água e sabão neutro a região do cateter vesical.
- Evite esforço físico excessivo no primeiro mês após a cirurgia.
- Faça caminhadas leves pela casa.
- Não fique só deitado.
TIRAR A PRÓSTATA CAUSA IMPOTÊNCIA?
A prostatectomia total pode causar impotência sexual em alguns casos. Os riscos dependem da idade, do estágio do câncer de próstata, do tamanho do tumor e de como estava a função erétil antes da cirurgia. Na maioria dos casos, a dificuldade de ereção melhora com o tempo, em até 18 meses após a cirurgia.
Durante essa fase, é fundamental que o paciente tenha relações sexuais frequentes, pois o ato sexual tende a melhorar a disfunção erétil.
TRATAMENTOS PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA
Existem diferentes condutas terapêuticas que podem ser adotadas no tratamento do câncer de próstata:
- Conduta expectante.
- Cirurgia de remoção da próstata.
- Radioterapia.
- Criocirurgia.
- Hormonioterapia.
- Quimioterapia.
- Vacinas.
- Terapia alvo.
O tratamento escolhido depende do tipo de câncer e do estágio em que ele se encontra. Na maioria dos casos, a prostatectomia radical apresenta um resultado positivo. No entanto, em alguns casos, é preciso combinar um ou mais tratamentos.
OUTRAS CIRURGIAS POR VÍDEO QUE EU REALIZO
Sempre falo que as cirurgias via laparoscopia são melhores para o paciente, mas você sabe quais são as cirurgias que realizo?
- Adrenalectomia (retirada das glândulas suprarrenais).
- Cistectomia (tratamento cirúrgico indicado para tumores de bexiga).
- Nefrectomia parcial e radical (retirada de uma parte do rim ou retirada total).
- Prostatectomia radical (remoção da próstata).
- Pieloplastia (tratamento da Estenose de Junção Uretero-Piélica) e prolapsos genitais.